Ciclistas saem em fuga por diversas razões: aumentar a diferença para seus principais rivais, conquistar as diferentes camisas de líderes, subir na classificação geral e, principalmente, para tentar conquistar a vitória de etapas ou provas, disputando com menos concorrentes.
As provas de ciclismo não teriam tanta emoção se não fossem as fugas. Cria-se aquele suspense, a dúvida e geralmente a torcida cresce para a fuga, contra o pelotão.
Quantas vezes assistindo as etapas de grandes voltas, ou mesmo provas de um dia, uma fuga se formou e você se perguntou: “será que dá?”
Pensando nisso, o professor de matemática, Hendrik Van Maldeghem, da Universidade de Ghent da Bélgica, desenvolveu uma calculadora baseada em uma fórmula matemática criada por ele que, segundo ele, determina se a fuga será pega ou não.
Diferentes equações são usadas, dependendo do número de ciclistas na fuga e no pelotão. Se houver 10 ou mais ciclistas no pelotão o calculo assume que a fuga cansará no mesmo ritmo que o pelotão. Quanto menor o número de ciclistas na fuga maior é o papel da fadiga, e por isso menor a distância que o pelotão precisaria para buscar os fugitivos.
A equação não leva em consideração alguns fatores que podem fazer o calculo falhar: perfil altimétrico da estrada e o vento. Portanto, a calculadora é mais precisa nas etapas etapas planas.
A calculadora utiliza quatro parâmetros:
• Número de ciclistas na fuga;
• Diferença de tempo entre a fuga e o pelotão;
• A velocidade do pelotão; e
• A velocidade da fuga.
A fórmula é a seguinte:
distance_needed = distância que o pelotão deverá percorrer até pegar a fuga;
time_gap = intervalo de tempo entre a fuga e o pelotão;
peloton_speed = velocidade do pelotão;
sprinters_speed = velocidade da fuga;
number_of_sprinters = quantidade de pilotos na fuga
Segundo o professor a calculadora foi testada durante o Tour de France por jornalistas do site Het Nieuwsblad e, aparentemente, a fórmula funcionou bem, principalmente nas etapas planas.
Quer testar você também? Abaixo segue a calculadora real.
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