Amanhã, quarta-feira, 17 de abril, acontece a De Brabantse Pijl para mulheres (e para os homens também). A prova do calendário UCI europeu (1.1) terá a participação da equipe feminina da Memorial Santos.
É o segundo ano consecutivo que a equipe brasileira fará algumas provas na Europa. O principal objetivo é conquistar pontos para o ranking mundial e assim abrir vagas para a disputa do Brasil nas olimpíadas de Tóquio, em 2020.
A De Brabantse Pijl será a segunda prova disputada pela equipe na Europa. A primeira foi o GP President in Oudenaarde, disputado na Bélgica, e que teve como destaque da ciclista Thayná Araújo vencedora da disputa de sprints intermediários da prova. A brasileira venceu três dos oito sprints intermediários e subiu ao pódio final.
A melhor colocada na prova foi Ana Paula Polegatch que cruzou a linha na 16ª posição.
A De Brabantse Pijl
A clássica belga De Brabantse Pijl foi lançada em 2016, com o nome de Pajot Hills Classic. Em 2018 houve a alteração do nome para ficar igual a dos homens. A prova é disputada no mesmo dia do masculino e terá a presença de algumas das melhores ciclistas da atualidade.
Em 2018 a prova foi vencida pela ciclista italiana Marta Bastianelli (Alé Cipollini), ela deixou para trás a canadense da Sunweb, Leah Kirchmann, e a então campeã europeia e 3 vezes campeã do mundo, Marianne Vos.
Veja como foi a chegada:
A segunda edição da prova com novo nome contará, mais uma vez, com algumas das melhores ciclistas do mundo, entre elas Marianne Vos (CCC), Leah Kirchmann (Team Sunweb), Elisa Balsamo e Marta Cavalli (Valcar) e Rossella Ratto (BTC). A ausência mais sentida será da italiana, vencedora do ano passado e atual campeã européia, Marta Bastianelli, ela venceu o Tour de Flanders para mulheres há alguns dias e decidiu que não defenderá o seu título.
Transmissão
A De Brabantse Pijl terá transmissão online através da página do Facebook da Proximus Sports, a partir das 7h50 (horário de brasília).
Vencedoras
2016 Marianne Vos ( NED ) Rabobank-Liv
2017 Annette Edmondson (AUS) Wiggle High5
2018 Marta Bastianelli ( ITA ) Alé-Cipollini