Em uma etapa imprevisível, a dupla da 7C CBZ Willier, formada de Louis Meijato e Johnny Cattaneo, conquistou a vitória da sexta e penúltima etapa da Cape Epic 2019.
A vitória da dupla da Willier veio na parte final da etapa, quando a dupla da Trek Selle San Marco sofreu com um problema mecânico e perdeu toda vantagem que tinha até aquele momento: mais de 2 minutos para os segundos colocados.
Veja mais: Cape Epic: Nino e Forster utilizam dupla 2 da Scott para vencer a quinta etapa e assumir a liderança
As fotos dessa matéria são um oferecimento de: https://www.cape-epic.com
A dupla da Scott-Sram, Nino Schurter e Lars Forster, também ultrapassou a equipe da Trek devido ao problema e fecharam na segunda colocação na etapa, ampliando a vantagem para a equipe Cannondale que fechou na quarta colocação a pouco mais de 5 minutos dos campeões da etapa.
A grande derrotada da etapa foi a dupla da Trek que está em terceiro na geral e vinha para vencer e colocar em torno de 6 minutos na dupla da Cannondale. Mas eles acabaram furando, quando faltavam cerca de 20 quilômetros e, logo depois, foram obrigados a parar devido a um problema mecânico ocorrido devido a um tombo sofrido por Samuele Porro, aos 65 km da etapa. Assim, as duplas que vinham logo atrás, na perseguição, Scott-Sram e 7C CBZ Willier acabaram os ultrapassando e a Cannondale conseguiu diminuir sua desvantagem que estavam em quase 6 minutos para a equipe Trek.
Resultados da 6ª etapa do Absa Cape Epic:
1. 7C CBZ Willier (Louis Meijato e Johnny Cattaneo) 03h49min21seg
2. Scott-Sram (Nino Schurter/Lars Forster: 03h51min40seg +2min19seg
3. Trek Selle San Marco (Damiano Ferraro/Samuele Porro) 03h53min54seg +4min33seg
4. Cannondale (Manuel Fumic/Henrique Avancini): 03h54min27seg +5min06seg
Nino e Forster, após um início de etapa avassalador, quando escaparam com a dupla número 2 da Scott (Gert Heyns e Andri Frischknecht), cederam terreno para a dupla da Trek que estava muito forte. Eles acabaram deixando a dupla ir embora e juntou-se com a dupla da 7C CBZ Willier que vinha logo atrás e, a partir daí, fizeram um belo trabalho até o momento do problema com a Trek, quando a dupla da Willier atacou e partiu solo para a vitória. Para a dupla da Scott não interessava a briga pela etapa já que estavam ampliando a diferença para os segundos colocados na geral.
Hoje, mais uma vez, foi possível verificar a importância de uma dupla de apoio para as duplas número 1 das equipes/marcas. Muito se tem discutido sobre a ajuda dada pela dupla número 2 da Scott que acabou fazendo vários apoios para a equipe número 1 de Nino e Forster. Hoje, caso a equipe Trek Selle San Marco tivesse uma equipe de apoio por perto, talvez a vitória não tivesse escapado e eles estivessem muito mais próximos da Cannondale para brigarem pelo segundo lugar geral na última etapa que acontece amanhã.
Com os resultados finais Nino e Forster seguem para última etapa com a mão na taça, com uma vantagem tranquila de 8 minutos para Avancini e Fumic que, por sua vez, possuem 9 minutos sobre a dupla da Trek.
Grand Masters
Na etapa de hoje o brasileiro Abraão Azevedo e seu parceiro, o holandês Bart Brentjens, ganharam novamente. Eles venceram todas as etapas até aqui. Hoje eles colocaram mais 18 minutos de vantagem para os segundos colocados. Na geral a diferença é de mais de 1 hora e meia.
A diferença entre eles e a concorrência na Grand Masters é tanta que caso disputassem a categoria Master, que está sendo liderada pelos astros espanhóis Joaquim “Purito” Rodriguez e Jose Hermida, eles estariam em segundo.
Feminino
Entre as mulheres a dupla da Specialized, Annika Langvad e Anna van der Breggen, fez as pazes com a vitória e voltou ao lugar mais alto do pódio. Elas colocaram mais 8 minutos nas segundas colocadas, a dupla da Summit Fin, que também seguem em segundo na geral, com meia hora de atraso.
Resultados completos
Veja no site do Cape Epic os resultados completos das etapas: https://www.cape-epic.com/riders/the-2019-race/results
Vídeo
Assista tudo o que aconteceu na etapa aqui: