Não há limite para Alejandro Valverde, hoje, na segunda etapa da Volta a Catalunha ele apareceu do nada, como os melhores velocistas da atualidade e venceu o sprint que decidiu a prova.
Bala, como é mais conhecido, está com 37 anos, mas em uma forma invejável, ele aproveitou o belo trabalho feito pela Movistar durante toda etapa, principalmente na parte final da prova onde ventava muito e conquistou sua sexta vitória na temporada. Ele bateu no sprint o sul-africano Daryl Impey (Mitchelton-Scott) e o australiano Jay McCarthy (Bora-Hansgrohe).
Foram 175,6 quilômetros de prova com uma subida categoria 3 que terminava a 10 quilômetros do final. O jovem sprinter colombiano Álvaro Hodeg, que vestia a camisa do líder, perdeu contato com o grupo principal a dois quilômetros do topo da montanha final, a cerca de 12 quilômetros da chegada e deus adeus a liderança da prova.
Leia mais:
Colombiano de 21 anos vence no sprint a primeira etapa da Vuelta a Catalunha
Sem a presença de Hodeg na chegada, outra jóia colombiana chamou atenção, Egan Bernal, campeão do Tour de L’Avenir 2017 e ciclista da Sky, grudou em Valverde e veio para o sprint, conquistando a quarta posição. O colombiano fez, durante 30 segundos de sprint, média de 740 watts com máximo de 963 watts, nada mal! Veja os dados da prova de Bernal em sua conta do Strava.
Devido aos bônus pela vitória, Valverde é o novo líder Volta, com quatro segundos à frente de McCarthy e seis segundos sobre Impey.
O colombiano Nairo Quintana, está em quarto, a 11 segundos de Valverde e Bernal na décima colocação geral a 12 segundos.
Veja os quilômetros finais:
📺 Reviu l’últim quilòmetre de la segona etapa, amb victòria d’@alejanvalverde a @VallsAjuntament // Relive stage 2 last kilometer#VoltaCatalunya pic.twitter.com/6ZPlz7jlOB
— Volta a Catalunya (@VoltaCatalunya) 20 de março de 2018
Amanhã, quarta-feita, acontece a terceira etapa que foi diminuída devido às más condições climáticas da região. A etapa terminará em Camprodón e os ciclistas terão que escalar uma montanha de categoria 2 cujo o ponto mais alto fica a cerca de 13 quilômetros da chegada.