A poucas horas da largada da prova mais importante do calendário Gravel, a Unbound, conversei um pouco com Stefano Barberi, um brasileiro, que se mudou cedo para o EUA, buscou a vida como ciclista passando pro Mountain Bike, Estrada e hoje em dia ganha a vida no Gravel.
Stefano já pedalava no Brasil desde muito novo com cerca de 7 anos onde já disputava algumas corridas com seus amigos. Mudou-se muito cedo para os Estados Unidos, com cerca de 12 anos, e logo deu suas primeiras pedaladas por lá, inclusive em competições. O tempo passou e o espírito competitivo se manteve, se tornando campeão do campeonato nacional de Road e Criterium (prova em circuitos curtos, muito comum no EUA), 2x campeão junior de MTB na Florida, 2º lugar no nacional de Criterium Sub-23, entre outros resultados.
Entre 2005 e 2017 foi profissional no ciclismo de estrada participando, entre outros, de equipes comandadas por Jonathan Vaughters (atual Chefão da equipe EF-EDUCATION) e Frankie Andreu.
Mas de 2017 em diante, ele vislumbrou no Gravel e no MTB local, uma nova oportunidade como atleta. Um dos fatores que levaram ele a tomar essa decisão foi a rotina de repetição das mesmas provas do calendário local.
Esse será seu segundo ano na Unbound Gravel e tem como apoiadores as seguintes empresas:
Orbea Bikes
Kenda Tires
The Black Bibs and Starlight clothing and Apparel
Kask Helmets
Koo Eyewear
Xpedo Pedals
Flow Formulas Nutricao
Fizik
Stefano reforçou a ideia que passamos AQUI de que a Unbound é como uma Final de Copa do Mundo ou o Tour de France do Gravel. Após a prova receberemos um boletim sobre como foi o desempenho.
Acompanhem ele também pelo INSTAGRAM