Em um dia repleto de tombos devido à chuvas e um ritmo frenético de corrida, Alexander Kristoff (UAE) venceu a 1ª etapa em Nice e é o camisa amarela no Tour de France.
A etapa começou explosiva com ataques e ritmo forte, até que a chuva piorou as condições e tombos foram se acumulando, até entre favoritos (à vitória da etapa e da geral). Perto de 50 km para o fim, Tony Martin tomou a frente do grupo e sinalizou para reduzir a velocidade. Algumas equipes não concordaram, como a Astana, que pegou a ponta da corrida e viu, logo após, Miguel Angel Lopez cair em uma descida com asfalto molhado.
A corrida então reagrupou e permaneceu assim até os quilômetros finais, onde alguns ataques surgiram mas logo foram neutralizados, até que a 3 KM da meta, um tombo no pelotão desorganizou os trens de embalada e chegou a derrubar Thibaut Pinot (que chegou machucado e 3 minutos após Kristoff).
O tombo no final da etapa, já dentro dos últimos 3km (neutralizáveis):
🇨🇵#TDF2020 Desde adentro: viví la última caída de la caótica primera etapa del Tour de France 2020. Rafa Valls, del Bahrain McLaren, sufrió una fractura de clavícula y protagonizó el primer abandono. pic.twitter.com/B3qtpSjHEC
— CiclismoInternacional (@CiclismoInter) August 29, 2020
Melhores momentos:
No sprint final, com poucos ciclistas pra embalar, a maioria dos sprinters estava sem gregários e foi quando Alexander Kristoff usou o rival Cees Bol (Sunweb) como embalador, seguindo na roda dele e acelerando ao lado, batendo o campeão mundial Mads Pedersen (TREK) na chegada.
Agora, Kristoff lidera a camisa amarela e a Classificação de pontos da camisa verde. Amanhã, tem mais!
Um festival de quedas e problemas mecânicos!