A decisão da Ineos em não levar a dupla Chris Froome e Geraint Thomas ao Tour de France surpreendeu grande parte dos amantes do ciclismo e também a direção técnica da principal adversária da equipe inglesa, a Jumbo-Visma.
O diretor esportivo Merijn Zeeman prevê que a estratégia dos britânicos mude: “Estávamos preparados para um adversário que também teria três líderes, mas agora o foco, provavelmente, será mais em Bernal”, disse ele a Cyclingnews.
“Primeiro, veremos como eles correrão”, diz Zeeman. “Depende muito dos papéis que Pavel Sivakov e Richard Carapaz. Eles vão apostar tudo em Bernal ou ainda terão vários líderes? Em breve veremos isso na corrida.”
Apesar das mudanças a Jumbo-Visma não acredita que a ausência da dupla, que venceu o Tour de 2017 e 2018, irá deixar a equipe enfraquecida: “Normalmente esperávamos que eles começassem. Mas é difícil determinar isso à distância, porque você não sabe qual é o plano de preparação. Cada equipe faz isso de maneira diferente. Até por isso, não tiramos muitas conclusões do que aconteceu no Dauphiné, nunca se sabe o qual é o grande plano por trás de uma estratégia. Também é possível que eles já tenham um plano para o Tour. Isso será emocionante.”
Tour de France: Ineos confirma equipe sem Froome e Thomas
“Froome e Thomas são dois dos melhores ciclistas do mundo, mas é o Team Ineos e eles têm uma equipe muito ampla. Tão ampla que podem colocar, em substituição aos que saíram, o atual vencedor do Giro d’Italia, que de fato não iria ao Tour.” disse Zeeman fazendo referência a escalação do Equatoriano Richard Carapaz. “Eles ainda possuem uma equipe muito forte.”
“Os substitutos de Froome e Thomas são muito fortes. Mas foi uma surpresa para nós. Cada equipe faz planos para o inverno, mas, no final, a decisão é feita uma semana antes do Tour. Tudo pode acontecer durante a preparação. Eles escolheram uma equipe muito forte que disputará a camisa amarela”, prevê o diretor de esportes da equipe holandesa.
Zeeman não descarta alterações na equipe Jumbo-Visma que disputará o Tour. É provável que Steven Kruijswijk tenha uma lesão mais séria no ombro e que ele seja substituído pelo campeão norueguês, Amund Grøndahl Jansen.