Ciclista holandês pode nunca mais andar após queda em clássica italiana

Edo Maas (Sunweb) pode ter ficado paralisado de ambas as pernas após uma colisão com um carro que entrou no percurso na descida da Madonna del Ghisallo, no Piccolo Lombardia, em 6 de outubro. O jovem de 19 anos, de Roterdã, Holanda, permanece no Hospital Niguarda, em Milão, onde está consciente e recebendo tratamento.

“Atualmente, Edo está processando o diagnóstico de que a fratura nas costas levou à paraplegia, uma perda de movimento nas pernas”, publicou a equipe Sunweb em uma atualização médica na quinta-feira. “Neste momento, é improvável que a funcionalidade em suas pernas retorne, mas o poder de lutar e a esperança prevalecem.”

Image result for edo maas

Maas caiu na descida da Madonna del Ghisallo, 126 km na corrida de 176 km em Piccolo Lombardia. Maas colidiu com um carro que entrou quando ele e o francês Edouard Bonnefoix estavam descendo a Madonna del Ghisallo tentando diminuir a diferença para um grupo maior pela frente.

Maas foi imediatamente transportado para o hospital de Niguarda, nas proximidades, em Milão, onde os médicos o colocaram sob sedação para determinar a extensão de seus ferimentos, que incluíam fraturas no pescoço, costas e rosto. Maas passou por várias cirurgias bem-sucedidas antes de recuperar a consciência dois dias atrás.

“Edo agora está totalmente consciente e está acordado há alguns dias, e responde bem aos familiares e da equipe visitante”, afirmou a atualização médica da equipe. “As fraturas nas costas e os ferimentos no rosto exigiram várias cirurgias intensivas na última semana, todas bem-sucedidas”.