O EUA volta a aparecer no cenário mundial, com a previsão de criação de uma nova prova de nível World Tour, que ocorrerá na cidade de Baltimore, em Maryland. A prova visa ‘encorpar’ o calendário de clássicas de 1 dia na América do Norte, junto com as clássicas de Quebec e Montreal.
A clássica que por enquanto é chamada de “Maryland Cycle Classic”, já chega no cenário com altas pretensões, querendo fazer parte do calendário World Tour (a chancela mais alta da UCI).
O governador do Estado, Larry Hogan, em conferência de imprensa disse “Existem diversas comunidades de Maryland que tem uma tradição e paixão enorme pelas bicicletas, esse evento irá celebrar a nossa história e criará um novo marco na era do esporte pro nosso Estado. Elogiamos os organizadores, que tem se esforçado pra solidificar a reputação de Maryland no cenário internacional.”
A organização da prova, ficará a cargo da Medalist Sports, que atualmente organiza Tour de Utah, Colorado Classic e os campeonatos Nacionais do EUA. A prova está sendo financiada pela Comissão Esportiva de Maryland e pela ‘Visit Baltimore’, que visa aumentar o turismo na região.
A prova será dia 6 de Setembro de 2020, com datas próximas ao GP de Quebec e Montreal, facilitando o lobby pelas grandes equipes e estrelas do Ciclismo Mundial, como Peter Sagan, Greg van Avermaet e Michael Matthews.
O atual campeão dos Estados Unidos, em seu Twitter, comemorou a prova:
New race in the USA!!! YES!!!!!! https://t.co/sqIwUqEG6p
— Alex Howes (@alex_howes) October 9, 2019