Aconteceu de novo! Aquilo que as equipes tem mais medo no ciclismo, aconteceu hoje no Tour de France, de modo que os ciclistas tiveram de enfrentar seu pior pesadelo: o vento!
A etapa era para ser calma, com 217 km, entre Saint-Flour e Albi. Nos últimos 60km de prova, todavia, o vento começou a soprar forte no pelotão que já começava a perder pedaços. Muitos favoritos foram prejudicados quando as equipes Ineos, Jumbo-Visma e Deceunick-QuickStep resolveram forçar o ritmo e o caos começou.
Veja também:
Tour de France: Campeão sul-africano, Daryl Impey vence etapa aos 34 anos!
Copa do Mundo MTB: Avancini fica em terceiro e agora é vice-líder na geral!
Tour de France: De Gendt vence na “passada belga”
A vitória da etapa ficou com o campeão mundial de ciclocross, o belga Wout Van Aert, que trouxe a quarta vitória neste Tour para sua equipe, a Team Jumbo-Visma. A equipe já havia vencido a abertura com Mike Teunissen, uma etapa de sprint com Dylan Groenewegen e o crono por equipes.
A segunda posição da etapa ficou com o italiano Elia Viviani (Deceuninck-QuickStep) e em terceiro Caleb Ewan (Lotto Soudal). O eslovaco Peter Sagan continua com a liderança da camisa verde, após chegar em quinto hoje. A liderança do Tour continua com o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) que deu mais um show na etapa de hoje!
Os grandes prejudicados com o vento foram os ciclistas que ficaram no corte, como os favoritos Thibaut Pinot, Jakob Fuglsang e Rigoberto Uran. O maior prejudicado da etapa foi Mikel Landa, que estava no pelotão dianteiro, mas foi derrubado por Warren Barguil e Romain Bardet, após uma freada brusca do líder da prova. Landa tomou mais de 2 minutos ao final do dia e deu adeus à briga pela vitória geral!