
Parecia um filme de suspensa essa primeira etapa de montanha do Tour de France. A competição ciclística mais dura do mundo fez jus à sua fama nesta sexta etapa que teve de tudo.
A vitória veio da fuga, com o belga Dylan Teuns (Bahrain-Merida) batendo o italiano e novo camisa amarela Giulio Ciccone (Trek-Segafredo). Em terceiro veio outro belga, Xandro Meurisse (Wanty-Goubert).
Os dois primeiros na etapa têm feito uma temporada belíssima. Ciccone foi campeão da camisa de montanha do Giro d’Itália e venceu uma etapa por lá. Teuns venceu a abertura do duríssimo Critérium du Dauphiné no mês passado, quando também pegou a camisa amarela de líder. Veja abaixo esses acontecimentos:
Criterium du Dauphiné: Teuns vence em meio ao caos!
Giro d’Itália: Ciccone brilha em etapa monstruosa, Roglic perdeu mais tempo
Tour da Polônia: Teuns vence segunda volta ciclística em menos de 15 dias

Atrás dos escapados, o pelotão seguia em ritmo furioso, inicialmente com a Movistar colocando um forte ritmo na perseguição na penúltima montanha do dia até a montanha final, quando assumiu a ponta o monstro Alejandro Valverde, estampando as cores de campeão mundial e, depois, na parte final do La Planche des Belles Filles, a Ineos acabou colocando Michal Kwiatkowski para acelerar o pelotão.

O ritmo colocado por Kwiato não intimidou Mikel Landa (Movistar), que lançou um forte ataque, abrindo subitamente 20 segundos e parecia que não seria mais alcançado. A FDJ, sentindo a necessidade de apertar mais o ritmo, colocou o jovem David Gaudu na ponta para auxiliar Thibaut Pinot. O caos tomou conta do pelotão!

Prevendo que a camisa amarela estaria escorrendo por entre seus dedos, o francês Julian Alaphilippe atacou e foi na perseguição de Mikel Landa, passando o espanhol no processo e acelerando forte em direção ao cume da montanha.

O final da etapa em gravel (estrada de terra) deu um charme a mais à etapa, de modo que, enquanto Teuns e Ciccone brigavam pela etapa, Landa, Alaphilippe, Thomas e cia, brigavam pela geral! No final, o atual campeão do Tour, Geraint Thomas, lançou uma aceleração fortíssima e foi passando um a um, deixando, inclusive, seu gregário Egan Bernal, tirando qualquer dúvidas sobre quem, afinal, é o líder do Team Ineos neste Tour.

Deste modo, a primeira etapa de montanha mostrou quais são os ciclistas que vieram para brigar pelo título e sabemos agora, que são muitos ciclistas em um nível similar. A briga será por segundos daqui para frente e cada etapa será uma guerra, até Paris, no dia 28 de julho!

Dentre os grandes beneficiados pela etapa, ao mostrarem que estão em grande nível, temos Geraint, Thibaut Pinot, Julian Alaphilippe e Mikel Landa, que aguentou as acelerações no final, mesmo após ter sido neutralizado pelo pelotão perseguidor. Muitos criticaram Landa por seu ataque, mas o fato é que apenas tentanto é que se consegue. Além disso, ver um ciclistas se arriscar em meio a um pelotão de altíssimo nível como esse do Tour, engrandece ainda mais a atitude de Landa. Diferente de outros ciclistas que só ficaram na roda hoje, Landa mostrou que está para a briga!

Dentre os grandes prejudicados por não desempenharem bem na etapa estão Romain Bardet e Steven Kruijkwijk. Bardet por ter sobrado e ter tido dificuldades até mesmo por terminar a etapa, e Kruijkwijk por ter perdido a maior parte do tempo que sua equipe ganhou na vitória do TTT.
Senhoras e senhoras, o Tour de France realmente começou! :p