Esse Tour de France não poderia ter começado melhor para os franceses! Desde 2014 eles não tinham um ciclista com a camisa amarela, o último foi Tony Gallopin que, naquele ano, durou uma etapa com a camisa. Hoje, Julian Alaphilippe (Deceunick-QuickStep) atacou forte e não foi mais alcançado nesta etapa que parecia uma clássica dos Ardennes!
“Eu sonhei e batalhei, e hoje o sonho se realizou!”, dizia Alaphilippe sobre a camisa amarela, o manto sagrado do ciclismo mundial.
A etapa foi marcada pelo ritmo forte, com média final de 46km/h, e pelo calor que tem dificultado a vida dos ciclistas, dos organizadores e dos torcedores. Parece que a França virou uma espécie de ilha de calor que só perde para sertão nordestino e para o inferno, mas ainda há dúvidas de quem está em primeiro, segundo ou terceiro lugar nessa briga :p
A etapa foi marcada por uma fuga com a presença de ninguém menos do que Tim Wellens (Lotto-Soudal), que entrou na escapada do dia, talvez, incentivado por seu colega de quarto Thomas de Gendt, o qual tem conseguido grandes vitórias em escapadas solitárias. Wellens se uniu aos franceses Rosseto (Cofidis), Offredo (Wanty-Gobert), Delapace (Arkea-Samsic) e o estreante eno Tour, Paul Ourselin (Total Direct Energie).
Wellens decidiu atacar a fuga e ir embora sozinho na última hora de prova, mas sua vantagem não foi o bastante com o pelotão andando veloz, sendo puxado pela QuickStep e Astana. Wellens ainda viu de perto o ataque de Alaphilippe que o passou na fuga. O francês estava com tudo!
Alaphilippe atacou com 16km para o final, em uma dura e seletiva subida que havia quebrado o pelotão. O líder da prova Mike Teunissen (Jumbo-Visma) sofria para acompanhar os ponteiros e acabou sobrando em uma das subidas, seu sonho de manter a camisa amarela por mais uma etapa chegou ao fim.
O francês, por outro lado, seguia firme em busca da vitória e percebeu, ao ouvir no rádio da equipe, que a Le Maillot Jaune talvez era uma possibilidade. Por isso, acelerou mais forte ainda e tirando forças do além, não parou mais. na linha de meta ele comemorou muito com sua equipe e auxiliares. A França está em festa!
A coisa começa a ficar séria na briga pela camisa amarela! Continue ligado em nossa cobertura nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter para não perder nada sobre o Tour e outras novidades 😉
Vídeos
Último km:
Resumo:
Minuto Maillot Vert:
Câmera onboard: