O atual campeão do mundo Alejandro Valverde (Bala) venceu a terceira etapa do UAE Tour de forma surpreendente.
O ciclista da Movistar mostrou toda sua experiência na subida final, a temida Jebel Hafeet. O grupo dos favoritos explodiu assim que De Plus, que trabalhava para o líder geral da prova Primoz Roglic, deu sinal de que não suportaria mais o ritmo. Roglic atacou e foi seguido por Daniel Martin e o francês da FDJ, David Gaudu. Logo depois juntou-se a eles o ciclista da Bora Emanuel Buchmann. Os 4 escalavam em um ritmo forte e aparentemente disputariam a vitória da etapa, mas atrás o campeão do mundo estava só na espreita e soube aproveitar os momentos certos para se aproximar dos líderes.
No último quilômetro, utilizando-se de Dan Martin que havia sobrado um pouco, partiu em busca dos ponteiros e, ao chegar, soube marcar todas as tentativas de ataque e partir, no momento certo, para garantir a sua primeira vitória na temporada.
Assista ao último quilômetro:
Com a vitória ele salta do 17o. lugar para a segunda colocação geral a, apenas, 14 segundos do líder que continua sendo o esloveno Primoz Roglic.
Roglic também mostrou estar muito forte e a briga pela vitória geral da Volta promete ser dura.
Amanhã, quarta-feira, os ciclistas partem para mais uma etapa. Serão 205 quilômetros, mais uma vez terminando em subida, porém não tão longa.
Vídeos
Veja os 10 últimos quilômetros da etapa:
Resumo: