O atual campeão olímpico, Greg van Avermaet, venceu a terceira etapa da Vuelta a la Comunitat Valenciana (VCV), nesta sexta-feira. GVA partiu nos metros finais demonstrando muita força e não deu chance para que o vencedor da etapa de ontem, Matteo Trentin, que estava em sua roda, tentasse qualquer ação de ultrapassagem.
A etapa teve 194 Km de extensão e contou com 6 montanhas de categoria 3 que acabou com as chances dos melhores velocistas.
A fuga da etapa foi formada por 10 homens, incluindo o espanhol Diego Rubio (Burgos-BH) que, com os prontos conquistados, ampliou sua vantagem na disputa de melhor escalador da volta.
Depois de um belo trabalho da CCC na ponta do pelotão, para seu líder Greg Van Avermaet, Fernando Barceló (Euskadi – Murias), o último remanescente da fuga, foi neutralizado quando faltavam 7 km para o final da etapa.
A partir daí, sempre subindo e com muitas curvas, as equipes foram se alternando na ponta do grupo que cada vez era mais selecionado devido a velocidade imprimida pelos ponteiros.
No último quilômetro Jack Haig (Mitchelton Scott) assumiu a ponta levando com ele Trentin, tudo ia bem até que, vindo de trás, Luiz León Sanchez (Astana) passou pela direita e acabou acelerando ainda mais o grupo selecionado que vinha para a disputa da chegada. O mais forte deles, o belga Greg Van Avermaet saltou na roda do espanhol e quando LL Sanchez diminuiu ele partiu. Trentin veio em sua roda, mas não teve forças para tentar qualquer coisa nos últimos metros. Matteo Trentin acabou terminando em segundo e Luiz León Sanchez em terceiro.
O norueguês, Edvald Boasson Hagen, terminou em décimo quarto lugar, mas com o mesmo tempo do vencedor ele manteve a liderança geral da prova com os mesmos 5 seg. para o ciclista da Astana Ion Izagirre.
Amanhã mais uma etapa dura aguarda os ciclistas. Serão 188 Km terminando em uma subida categoria 1 que deverá definir a volta.
Veja o resumo da terceira etapa:
Resultados finais: