O espanhol Alejandro Valverde (Movistar Team) venceu com muita autoridade, debaixo de um forte nevoeiro, a terceira etapa da prova francesa La Route d’Occitanie.
Bala, que deixou de disputar o Tour da Suíça devido a uma gripe, optou por terminar sua preparação para o Tour de France na menos expressiva La Route d’Occitanie, prova francesa de 4 etapas, sendo as duas primeiras planas e as duas últimas montanhosas. Hoje foi a etapa rainha.
Veja o perfil:
Os principais adversários de Valverde na etapa foram o espanhol da Cofidis, Daniel Navarro e o francês da Sky, Kenny Elissonde que foi o último embalador de Chris Froome na épica etapa 19 do Giro da Itália desse ano.
A prova começou a esquentar quando no Col de Montségur, o espanhol Luis León Sánchez (Astana) e o francês Brice Feillu (Fortuneo-Samsic) atacaram e assumiram a liderança da prova. No entanto, um trabalho excepcional do argentino Eduardo Sepúlveda (Movistar Team) controlou os movimentos e permitiu que o grupo de Valverde mantivesse-os sempre perto.
Veja também: Tour da Suíça: Demare bate Gaviria, Sagan, Kristoff e cia no sprint!
Na subida decisiva (Les Monts d’Olmes), Kenny Elissonde atacou e foi em busca dos fugitivos e nessa hora foi Rubén Fernández (Movistar Team) que foi para a ponta do grupo e aumentou o ritmo. Logo eles pegaram o grupo da ponta e a partir daí foi uma seleção natural na qual somente Valverde, Navarro e Elissonde seguiram.
Após o belo trabalho de Rubén Fernandez, Navarro e Elissonde tentaram de todas as formas largar Bala para trás. Elissonde foi o mais ativo, atacou muito e fez, em vários momentos, Navarro sobrar. O ciclista da Cofidis só aguentou manter-se com a dupla porque Valverde não atacou. Ele sempre se manteve apenas seguindo os ataques, mesmo passando a clara impressão de que tinha pernas sobrando para atacar e ir embora.
Tour da Suíça: a última batalha antes do Tour de France
Ataque de Froome na etapa 19 do Giro da Itália foi cuidadosamente arquitetado pelo Team Sky
Juntos eles entraram para o último quilômetro, na expectativa do momento que viria o único e decisivo ataque de Valverde. E ele veio a poucos metros da linha de chegada como esperado. Bala arrancou forte e venceu com tremenda facilidade. Dani Navarro fez segundo e Elissonde terceiro.
Amanhã, a quarta etapa do La Route d’Occitanie 2018 tera 192,7 quilômetros entre Mirepoix e Cazouls-lès-Béziers.
Veja o perfil:
Vídeo
Em breve…