Domingo teremos o início de uma das mais épicas provas por etapas do MTB mundial, a também conhecida Absa Cape Epic. Nascida em 2004 e tendo o alemão Karl Platt como um dos precursores dessa prova, foi uma boa forma de darem as boas vindas aos 550 ciclistas de fora da África do Sul, que somavam 20 nacionalidades diferentes. Não é épica apenas no nome mas também com o perfil das sete etapas e um prólogo de 20Km, alguns dos melhores ciclistas do mundo e inclusive, a níveis UCI e uma das mais espetaculares paisagens da África do Sul.
A Cape Epic deste ano terá uma quilometragem total de 658Km e uma ascensão positiva de 13.530M ao longo das oito etapas. Os 1378 atletas divididos sempre em duplas, sendo então 689 duplas, percorreram as oito etapas passando por Cape Town, Robertson, Worcester, Wellington e Val de Vie in Paarl. As categorias, no total somam 5, dividem as emoções entre Homens, Mulheres, Masters, Grand Masters e Mistos.
Os atletas serão uma atração á parte, até porque, depois da primeira etapa do mundial del MTB em Stellenbosch que pegou fogo, com certeza Henrique Avancini, Nino, Kulhavy e cia vão disputar etapa á etapa pelo troféu em Wellington. Nas apostas mistas a baixa maior será da dupla mista Jenny Rissveds e Thomas Frischknecht pois Jenny estará fora das pistas por um tempo; Abrão Azevedo juntamente com Bart Brentjens serão uma das duplas para tentarem arrancar o título da categoria de George Hincape que esse ano terá Christian Vande Velde, substituindo Cadel Evans.
Nas duplas femininas teremos nossa brazuca Raiza Goulão ao lado da Francesa Margot Moschetti que juntas terão boas concorrentes como Annika Langvad e Kate Courtney. Os brasileiros estarão em peso nessa edição, além dos quatro já citados teremos também outras treze duplas pedalando pela África do Sul.
E não esqueçam de em uma prova de MTB, nenhum tempo de vantagem é suficiente para uma vitória. Cada etapa é uma história diferente e tudo pode acontecer, seja por uma queda, por um problema mecânico ou pela simples “falta de pernas”. Veja abaixo as etapas desta Cape Epic:
Prólogo: Domingo, 18 de março
Saída: Universidade de Cape Town
Chegada: Universidade de Cape Town
Etapa 1: Segunda-feira, 19 de março
Saída: Arabella Wines
Chegada: Arabella Wines
Etapa 2: Terça-feira, 20 de março
Saída: Arabella Wines
Chegada: Arabella Wines
Etapa 3: Quarta-feira, 21 de março
Saída: Arabella Wines
Chegada: HTS Drostdy
Etapa 4: Quinta-feira, 22 de março
Saída: HTS Drostdy
Chegada: Huguenot High & Primary School
Etapa 5: Sexta-feira, 23 de março
Saída: Huguenot High & Primary School
Chegada: Huguenot High & Primary School
Etapa 6: Sábado, 24 de março
Saída: Huguenot High & Primary School
Chegada: Huguenot High & Primary School
Etapa 7: Domingo, 25 de março
Saída: Huguenot High & Primary School
Chegada: Val de Vie Estate
Não fique fora do tempo de corte, essa é uma das poucas provas que fazem uma transmissão em tempo real via Stream. Tudo para os amantes do MTB poderem acompanhar os melhores atletas do mundo por uma das melhores regiões do mundo para praticar o puro Mountain Bike.