O brasileiro Nicolas Sessler, que compete pela equipe espanhola Lizarte – AD Galibier, assinou um contrato de estágio, até o final do ano, com a equipe profissional Israel Cycling Academy. A equipe faz parte da categoria Pró Continental do ciclismo mundial, o segundo escalão das equipes mais fortes do mundo, ficando atrás, apenas, das grandes equipes do World Tour.
Sessler foi para europa com 19 anos e nessa época o objetivo era o seu desenvolvimento no MTB. Pouco tempo depois, em 2015, por incentivo de seu treinador, fez suas primeiras provas no ciclismo de estrada, pela equipe belga Dovy Keukens- FCC.
Em 2016, já adaptado e com bons resultados, mudou-se para a também equipe belga VL technics e fez algumas provas pela equipe espanhola Team Compak.
Na Compak conseguiu mais um grande resultado, conquistando a Volta a Valencia.
Em 2017 Nícolas mudou novamente de equipe, foi para a equipe Lizarte, equipe reconhecida por revelar grandes ciclistas como Marc Soler e Dayer Quintana.
Na Lizarte ele conquistou mais um resultado expressivo sendo o campeão da Vuelta a Lleida.
Todos os resultados de Nicolas Sessler:
2017
- 1º LX Retorne para Lleida
- 3º Troféu LXX Iberdrola
- 3º LXXI Vila-Real Grand Prix
- 4º V Memorial Pascual Momparler
- 4º II Clásica Xavi Tondo
- 5º XXXIV Vuelta a Zamora
- 7º XXVIII Vuelta a León
- 8º XLVI Valenciaga Memorial
2016
- 1º 3ª etapa Vuelta a Valencia
- 1º VI Vuelta a Valencia
- 1º Montanha Regressar a Bidasoa
- 6ª etapa Kreiz Breizh Elites
- 6º XVII Kreiz Breizh Elites
- 9º XLIV Vuelta a Bidasoa
- 19º LIII Giro della Valle d’Aosta
2015
- 1ª etapa do Tour da Dordogne
Israel Cycling Academy
A Israel Cycling Academy é a primeira equipe de Israel na história a chegar ao nível Pro Continental. A equipe tem base na cidade de Girona na Espanha e conta com atletas de 12 países. A equipe tem grandes objetivos, sendo o maior deles a conquista do convite para participar do Giro d’Italia 2018.
Nicolas chamou a atenção da equipe com os grandes resultados alcançados nos últimos 2 anos atuando nas equipes amadoras europeias.
A contratação por uma equipe de Israel chamou a atenção, mas o presidente da equipe, Ran Margoliot, deixou claro que, além de se dedicar ao desenvolvimento dos jovens de Israel eles também apoiam ciclistas de outros países com pouca tradição no ciclismo de estrada, como o Brasil.
Pra se ter uma ideia do que significa essa contratação basta dizer que Nicolas passa a ser o segundo ciclista brasileiro atuando em uma equipe pro continental européia. Além dele temos o Rafael Andriato que defende a equipe italiana Wilier Triestina.
Nicolas quer aproveitar essa oportunidade para, além de seguir evoluindo em sua carreira como ciclista, motivar outros jovens a praticar o ciclismo no Brasil. E na prática isso já está acontecendo. Já há uma matéria, em português, no site da equipe e que você pode ler aqui.
>>>Veja também: Jovens brasileiros têm destaque em provas na Europa.
Nicolas Sessler fará sua estreia em sua nova equipe no dia 25 de agosto quando participará da Pro Otztaler 5500, em Sölden, na Áustria. 5500 é porque serão nada mais, nada menos que 5500 metros de altimetria em 238 quilômetros. A prova terá a presença de algumas das grandes equipes do World Tour, são elas: Bora, Katusha, Orica e Bahrain Merida.
Veja tudo sobre a Pro Otztaler 5500 aqui.