Quando, em 2016, Peter Sagan venceu a prova de estrada que era disputada pela primeira vez no Campeonato Europeu não se sabia se ele usaria ou não a camisa de campeão durante a temporada. Ele era o atual campeão do mundo e portanto usava a camisa de campeão do mundo durante as provas de estrada.
Ele passaria a utilizá-la caso não vencesse o Mundial 2016, como aconteceu. Com a sua segunda vitória da prova de estrada do Campeonato Mundial, ficou definido: a camisa de campeão europeu não apareceria no pelotão já que Sagan usaria a de campeão do mundo.
Veja também: Van der Poel vence clássica de estrada que passa em estradas de terra
Esse ano, a não ser que Kristoff vença também o campeonato mundial, finalmente teremos a bela camisa de campeão europeu desfilando no pelotão. O norueguês venceu, depois de uma temporada sem muito brilho, a prova de estrada que foi disputada na cidade dinamarquesa de Herning e passou a ter o direito de usá-la. Sorte da equipe do UAE – Team Emirates que contará com o ciclista em 2018.
O europeu de estrada foi disputado em um circuito plano e os ciclistas percorreram 241,2 quilômetros. Foram muitos ataques, mas o pelotão conseguiu controlar e tivemos um final disputadíssimo definido no photo finish.
Kristoff fechou a prova em 5h41min, o segundo lugar ficou com o italiano Elia Viviani.
Veja os 10 quilômetros finais da prova:
No feminino, pela terceira vez, a vencedora foi a holandesa Marianne Vos.
Além das provas de estrada elite, júnior e sub 23, tivemos as provas de contra-relógio: Veja todos os resultados do Campeonato Europeu aqui.