
O atual campeão mundial, Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), não deu espaço para seus concorrentes hoje e venceu a dura chegada numa subida de 2km que não privilegiava os velocistas. O fato inusitado da chegada foi que o pé de Sagan escapou do pedal quando ele arrancou para o sprint. O belga Greg Van Avermaet (BMC) tentou levar a melhor enquanto ele tentava encaixar o pé no pedal, mas a força de Sagan foi tanta que nem assim alguém conseguiu ultrapassá-lo. Sagan destruiu!
Muitos não sabiam o que esperar dessa chegada de hoje. Os analistas de apostas viam que poderia ser um final misto entre homens da GC, especialistas em clássicas dos Ardennes e alguns velocistas mais completos como Sagan. O final foi eletrizante, com a presença de caras como Richie Porte (BMC), Alberto Contador (Trek-Segafredo) e do líder Geraint Thomas (Sky) na ponta do pelotão, todos tentando se aproveitar de um momento para atacar. Quando Porte saiu para o ataque, o caos se instalou, o que ajudou muito Sagan que veio bem posicionado e partiu na hora certa para vencer.

O pódio de Sagan foi dividido com os valentes Michael Matthews (Sunweb) e Daniel Martin (QuickStep-Floors), que passaram GVA no final. O campeão do Tour de 2016, Chris Froome (Sky), fez uma etapa consistente e agora já está em segundo na geral. Entre os ciclistas da GC, a presença de Jakob Fuglsang (Astana) na chegada final mostra que o dinamarquês está em grande fase e pode dar muito trabalho neste Tour de France.

A fuga do dia teve a presença de vários ciclistas de peso. Adam Hansen (Lotto Soudal), Nils Politt (Katusha-Alpecin) e Romain Hardy (Fortuneo-Oscaro) começaram o dia acelerando, e foram alcançados mais tarde pelo francês Lilian Calmejane (Direct Energie), Nathan Brown (Cannondale) e Thomas De Gendt (Lotto Soudal).
O australiano Nathan Brown (Cannondale) é o novo líder de montanha em uma etapa que o francês Lilian Calmejane (DirectEnergie) mostrou o por quê está sendo considerado um dos novos talentos do ciclismo francês. Ele foi o ciclista mais forte da fuga e o último a ser alcançado pelo pelotão.

Amanhã será mais uma etapa plana, destinada aos velocistas e pouca coisa deve se alterar na geral, com o líder Geraint Thomas (Sky) no comando.
Na quarta, teremos a primeira chegada na montanha, no monstruoso Plateau des Belles Filles, onde veremos quem veio realmente para vencer este Tour. Não perca!
Acompanhe tudo o que acontece no TdF 2017 aqui.
