Após ser cogitado na Bahrain-Merida e na Astana para 2018, finalmente parece que o ciclista espanhol, Mikel Landa (27), dará um passo certo para o seu futuro no ciclismo. Segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport está tudo encaminhado para que ele troque o Team Sky pela Movistar na próxima temporada.
O espanhol começou a chamar atenção quando, em 2015, mesmo trabalhando para o italiano Fabio Aru, conquistou o terceiro lugar no Giro da Itália. A Sky logo se dispôs a contrata-lo e, meses depois, ele foi anunciado como o mais novo contratado da equipe para as temporadas 2016/17.
Porém, a Sky possui excelentes ciclistas e Landa, que pretendia ser líder nas grandes voltas, teve problemas de saúde em alguns momentos e acidentes em outros o que comprometeu seu início de contrato e aumentou assim a concorrência pela liderança da equipe fora do Tour de France.
Esse ano, depois de ser avisado que teria que dividir a liderança da equipe com Geraint Thomas no Giro da Itália, mais uma vez Landa teve azar. Ele tinha como seu principal objetivo no ano a vitória, mas acabou envolvido em um acidente, junto com Thomas, que acabou tirando todas as suas chances de disputa ainda na nova etapa do Giro. Apesar do acidente e precisando mostrar serviço, Landa continuou na prova e pode se contentar com uma vitória de etapa e a conquista de melhor escalador da Volta.
Já durante o Giro as especulações sobre a sua saída do Team Sky tomaram força. Landa é um ciclista muito forte, quer vitórias e estava se tornando distante esse sonho no time inglês.
Foi aí que a Movistar, que não poderá contar para sempre com Alejandro Valverde, entrou na jogada, fez a proposta e, ao que tudo indica, chegaram a um acordo.
A grande questão agora é: qual o papel que ele irá desempenhar dentro de uma equipe que, no momento, tem Nairo Quintana e Alejandro Valverde como líderes absolutos, além de uma lista de jovens talentos liderados por Marc Soler?
A possibilidade mais provável é que Mikel Landa tente mais uma vez a vitória no próximo Giro d’Italia, ficando para Quintana e Valverde as disputas de Tour e Vuelta.
A Gazzetta dello Sport também informou que são grandes as chances da Movistar contratar o espanhol Jaime Rosón (24), da Caja Rural-Seguros RGA, que deu muito trabalho para Vicenzo Nibali na disputa do Tour da Croácia, em abril desse ano.
As contratações visam reforçar a equipe que possui a saída de Gorka Izaguirre e Jonathan Castroviejo para a Bahrain-Merida e Sky, respectivamente, dadas como certa.