Hoje foi a etapa rainha do Tour de Romandie, na Suíça. Todos aguardavam a atuação de Chris Froome (Sky), mas foi seu ex-gregário Richie Porte que faz estrago no pelotão na última subida, ele deixou todos para trás e alcançou Simon Yates (Orica-Scott) que foi junto com Porte até a linha de chegada e venceu a etapa. Agora a liderança está com Yates, que terá de fazer o crono de sua vida para vencer amanhã, tudo pode acontecer.
A subida final tinha apenas 4km, mas 12% de inclinação, o que fez com que o pelotão se espedaçasse logo no primeiro quilômetro, Richie Porte aproveitou o momento e atacou forte. De início Simon Spilak (Katusha) pegou a ponta, mas Porte estava impossível e foi embora. O líder anterior, Fabio Felline (Trek-Segafredo) lutou muito para manter a camisa, mas não foi páreo para Porte e Yates que estavam realmente inspirados na subida. De qualquer modo, Felline se mostra um atleta cada vez mais completo e será muito importante para Alberto Contador no Tour de France.
Amanhã teremos o temido contra-relógio de 18km que deve chacoalhar a classificação geral. Richie Porte que agora está a 19 segundos de Yates fará de tudo para tirar a diferença. Outros fortes candidatos ao título são Ilnur Zakarin (Katusha), Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) e o ex-líder Fabio Felline. O crono não é plano, possui uma subida longa e constante de 7 km que sobe quase 300m e deve privilegiar os ciclistas em boas condições, tanto de escalar, quanto de conseguir manter um passo forte até o final.
Confira o final da etapa:
https://www.youtube.com/watch?v=Zuo0b0DtIsI