Depois de vencerem o prólogo do Cape Epic 2017, o alemão Manuel Fumic e o brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing XC), continuam quebrando tudo na África do Sul. Eles venceram a primeira etapa da prova e aumentaram a vantagem sobre os segundos colocados que agora são Kulhavy e Sauser.
Com a vitória, a dupla conquista a terceira etapa consecutiva na maior maratona de MTB do mundo. Eles venceram, também, a última etapa da edição 2016.
A etapa de hoje teve 101 Km de extensão e 2300m de subidas, Fumic e Avancini completaram a etapa em 4h25min35seg, o que significa que eles aumentaram a diferença para os segundos colocados. A dupla, no entanto, admitiu que uma queda sofrida por Jaroslav Kulhavy, a cerca de 5 km para o final, foi a principal responsável pelo primeiro lugar da dupla no dia de hoje, já que eles andavam juntos, com a equipe Cannondale marcando a dupla da Specialized.
Em segundo lugar, portanto, ficaram Christoph Sauser e um incrivelmente empoeirado Kulhavy (Investec-Songo-Specialized). Em terceiro chegou a dupla Jochen Kaess e Markus Kauffmann (Centurion Vaude).
Os campeões de 2016, Karl Platt e Urs Huber, ficaram em sétimo a cinco minutos e meio dos vencedores, elevando assim a diferença para os primeiros a quase 10 minutos.
O atual campeão mundial de XCO, Nino Schurter e seu parceiro Matthias Stirnemann terminaram na quarta posição e estão agora a em terceiro a mais de 5 min. dos líderes.
Avancini e Fumic, estavam cansados, mas com sorriso de orelha a orelha. A dupla andou forte o dia todo.
“Isso foi muito bom, muito, muito bom. Fizemos uma grande corrida. O nosso plano era chegar à frente e ficar lá. Dessa forma, poderíamos controlar o ritmo ”
“O plano funcionou perfeitamente hoje. O Nino (Schurter) estava colocando um ritmo forte, Susi (Sauser) também, mas fomos capazes de impor ainda mais força. Tivemos sorte com Jaro (Kulhavy) caindo, mas isso acontece. Estava quente, muito quente, mas nós vencemos e estamos muito satisfeitos. “, disse Fumic ao final da etapa.Avancini no final da etapa escreveu em sua conta no Facebook:
Quando a rota não é do tipo que você mais deseja, quando você tem alguns problemas pelo caminho, quando não é o seu dia mais inspirado e ainda assim você sai com mais uma vitória e aumenta a liderança na classificação geral.
Transformar um cenário ruim num dia positivo: é isso que precisa pra vestir essa camisa. Grato a Deus por ter um grande parceiro nessa jornada.
Apesar de terem trabalhado duro durante o dia todo e deixando a disputa da vitória da etapa escapar nos últimos quilômetros, a dupla da Specialized também estava satisfeita com o resultado, demonstrando que estão confortáveis e confiantes para os próximos dias.
“Foi muito bom para nós hoje”, disse um relaxado Sauser. “Jaro teve um acidente no final, estávamos preocupados que seu aro pudesse ter quebrado, mas foi apenas uma válvula quebrada.”
Abaixo veja o vídeo em que a dupla da Cannondale andava junto com a dupla da Specialized que liderava a prova naquele momento:
Leaders coming past Lagoon Edge outside hermanus #CapeEpic2017 #CapeEpic @CapeEpic pic.twitter.com/0EYKMlpQQg
— Simon Magner (@simoncape) 20 de março de 2017
Sauser acrescentou que o desempenho de Fumic e Avancini não foi surpresa.
Kulhavy observou que o dia foi de acordo com o planejado, mesmo com o acidente.
“O acidente foi infeliz, mas nada sério. Estou muito feliz com como corremos hoje, eu sinto que tivemos um bom desempenho.”, disse Kulhavy.
O campeão do mundo e olímpico Nino Schurter disse que ele e Stirnemann (SCOTT-SRAM MTB Racing), estiveram liderando a prova a maior parte do dia, mas não conseguiram suportar o ritmo e foram ultrapassados.
“Os últimos quilômetros foram muito difíceis. Foi difícil pedalar até o fim. “, disse Nino.
A segunda etapa do Cape Epic 2017 é amanhã com mais 102 km e 2350m de escalada.
Veja todos os resultados aqui.
Acompanhe a aventura da dupla brasileira “Non Grato” pelo Facebook da equipe.
Veja o resumo da etapa de hoje: