Mais uma etapa da Paris-Nice onde novamente os ciclistas tiveram que suportar o mal tempo, que dificultou a vida de todos. A etapa foi marcada por vários cortes no pelotão na primeira hora de competição e, assim como ontem, vários grupos foram formados, fazendo com que todos (líderes ou gregários) tivessem que trabalhar muito para se manterem “vivos” na competição. O talentoso italiano Sonny Colbrelli (Bahraim-Merida) bateu o sprint sobre John Degenkolb (Trek-Segafredo) e Démare (FDJ) e assim conquistou sua primeira vitória no nível World Tour.
Durante a etapa, a equipe do líder Arnaude Démare, a FDJ, mostrou mais uma vez que está muito bem na competição e conseguiu colocá-lo novamente no grupo da frente quando o pelotão foi quebrado, ao lado de Kristoff, Gallopin, Heano e cia. Lá atrás ficaram Contador, Porte, Yates e vários outros líderes que pareciam estar fazendo uma reprise da etapa de ontem.
O maior prejudicado ao final do dia foi Richie Porte (BMC), ele sobrou do segundo grupo e não parou mais de perder posições. Terminou a incríveis 14min do vencedor do dia e seu técnico disse que aparentemente ele não teve um dia bom, nada foi dito com relação ao atleta estar doente até o momento. Assim, o australiano dá adeus à disputa da classificação geral da Paris-Nice e da busca por seu terceiro título na prova. Ainda assim ele continua na prova, mas terá outras metas como a busca por vitórias em etapas.
Le premier sprint massif de cette édition à revivre ! / Relive the last kilometer and Colbrelli’s fabulous sprint! #ParisNice pic.twitter.com/CET7IzpVXs
— Paris-Nice (@ParisNice) 6 de março de 2017
Nos quilômetros finais da etapa houve um reagrupamento do primeiro com o segundo grupo, mas logo esse grupo quebrou-se novamente ficando na liderança apenas Gallopin (Lotto-Soudal), Wynants (LottoNL-Jumbo), Gilbert (QSF), Bystrom (Katusha) e Le Gac (FDJ). Todas as outras equipes vinham atrás em uma perseguição feroz e ainda faltavam cerca de 40km para a chegada. A politicagem começou na fuga e Gilbert decidiu seguir sozinho, ele contava com menos de um minuto de vantagem para o grupo, mas seguiu muito forte.
O vento era cruel e a ação de Gilbert acabou sendo anulada pelas equipes Katusha e Sky que puxavam forte o bloco. O sprint foi aberto no último quilômetro após um ataque de Kristjan Koren da Cannondale e depois de um atleta da Orica, mas a FDJ vinha bem colocada e lançou Démare com uma jaqueta enorme e nada aerodinâmica, exigindo muita força do francês. Melhor para Colbrelli que abriu um forte sprint ao lado de Démare e venceu de forma convincente.
Amanhã teremos uma etapa mista (com algumas montanhas) e o clima deve ser o mesmo: chuva, ventos, frio e o caos deve reinar! Não perca 😉
Veja o vídeo da etapa:
https://www.youtube.com/watch?v=3UYK6QswJa4