A Austrália continua sendo o principal palco da disputa pelos pontos do Ranking World Tour. Depois do Tour Down Under, vencido por Richie Porte (BMC), hoje aconteceu a Cadel Evans Great Ocean Race, com a presença de ciclistas como Chris Froome, Richie Porte, Esteban Chaves e muitos outros grandes ciclistas do World Tour que escolheram a Austrália com seu excelente clima, boa segurança e estradas impecáveis para começar a temporada com o pé direito!
A Cadel Evans Great Ocean Race é a primeira clássica (nome dado às maiores provas do ciclismo, que acontecem durante apenas um dia) deste alto nível do ciclismo e é organizada e promovida pelo ex-campeão mundial de MTB, Estrada e do Tour de France de 2011 (a lenda!) Cadel Evans.
Esta foi a primeira vez que uma prova de um dia no hemisfério sul distribuiu pontos no Ranking World Tour na história, mostrando o enorme prestígio do ciclismo australiano, além da qualidade dos eventos realizados naquele país.
A prova foi bastante disputada terminando em um duro circuito em Geelong, que possuía uma sequência de subidas curtas, mas complicadas e onde muitos ataques aconteceram nos últimos quilômetros com atletas como Richie Porte (BMC), Kenny Elissonde (Sky), Nathan Hass (DDT) entre outros. No último quilômetro, o ex-campeão mundial de pista, Cameron Meyer, tentou surpreender os ciclistas que vinham no pequeno grupo que liderava e vinha para a chegada e atacou. O ataque quase teve êxito, mas ele acabou sendo ultrapassado, nos últimos 10 metros, por Gerrans e Arndt, numa chegada bastante acirrada.
Nesta semana a maior parte dos atletas continua na Austrália onde participarão da volta Herald Sun Tour, que terá a presença de grandes atletas como Chris Froome, Esteban Chaves, Cameron Meyer e cia. Será possível ver a briga entre dois favoritos ao título do Tour de France 2017: Froome x Chaves!
Veja o vídeo da prova:
https://www.youtube.com/watch?v=n5Vz7GxgqUc