Richie Porte foi o vencedor da segunda etapa do Tour Down Under. Após uma série de ataques que se iniciaram com Peter Sagan no inicio da última subida a 1,6 km do final em Paracombe, Porte assumiu a ponta da prova e não parou mais até cruzar a linha de chegada com 16 segundos de vantagem sobre Gorka Izaguirre (Movistar) e Esteban Chavez (Orica-Scott), segundo e terceiro respectivamente.
Porte, com a bonificação de tempo de 10 segundos para o primeiro, assume a liderança da prova com 20 segundos de vantagem sobre Izaguirre que ganhou 6 de bonificação pelo segundo lugar e está em segundo na geral. Em terceiro está Esteban Chaves a 22 segundos de Porte.
O líder da equipe BMC foi duas vezes segundo nas duas últimas edições da prova (2015-2016), mas jamais esteve em tão boas condições de tempo como nessa edição, ainda na segunda etapa.
“É incrível ser o líder da maior prova da Austrália”, afirmou o ciclista de 31 anos.
“Eu adoraria vencer, há alguns dias difíceis por vir, mas eu gostei de como me senti hoje e do trabalho que todos os caras da equipe fizeram por mim. Foi simplesmente incrível”.
“Definitivamente não acabou, mas é bom vencer uma etapa como essa e começar bem a temporada”, acrescentou.
O Tour Down Under é o primeiro evento do calendário 2017 da UCI WorldTour e termina em Adelaide no domingo.
Leia mais: Porte quebra o ombro nas olimpíadas do Rio.
Leia mais: Saiba tudo sobre o Santos Tour Down Under.
Um dos favoritos, Sergio Henao sofre com um furo faltando 30 Km para o final
Depois de ser terceiro no Tour Down Under 2016, Sergio Henao é um dos favoritos para esse ano. Ele é o líder da Sky para a prova, mas o pequeno escalador colombiano acabou sofrendo um furo a aproximadamente 30 km do final da etapa. A partir daí, a Sky, que comandava a prova e apertava o ritmo, foi obrigada a mudar a estratégia e colocar alguns ciclistas para ajudar a recolocar Henao no pelotão. Danny van Poppel, Luke Rowe, Ian Stannard, Sebastian Henao e, principalmente, o recém contratado Kenny Elissonde* trabalharam muito e conseguiram ajudar Henao a entrar novamente no pelotão no pé da subida final. O esforço da Sky acabou sendo recompensado e Henao perdeu apenas 19 segundos para o vencedor, Richie Porte, terminando a etapa em 12º lugar.
*Elissonde chegou a Austrália um dia antes do início da prova para substituir Owain Doull que ficou doente
O português Ruben Guerreiro assume a camisa de líder entre os jovens
Ruben Guerreiro, campeão nacional português de ciclismo de estrada sub-23, está se destacando em sua primeira corrida no World Tour pela Trek-Segafredo.
O ciclista, após a etapa de hoje, assumiu a liderança da classificação sub-23 do Tour Down Under.
Guerreiro terminou a etapa na sétima colocação, a 19 segundos do vencedor. O ciclista da Trek-Segafredo está agora na 14ª posição geral, a 29 segundos de Richie Porte.
Resultados
Vídeo
Quilômetro final:
14 quilômetros finais:
https://www.youtube.com/watch?v=zvCu4gC8vyE
Fotos
Galeria de fotos (Fotos: http://tourdownunder.com.au/):
(Foto de capa: Dan Peled)
Faça um comentário