Acabou o mistério, e a Specialized finalmente apresentou sua dupla para a Cape Epic 2017, ela será formada por dois grandes atletas Jaroslav Kulhavy e Christoph Sauser. Os dois colecionam títulos nas maiores competições do mundo e são considerados dois dos maiores talentos nas provas de maratona, sendo que Sauser foi tri-campeão mundial na disciplina e Kulhavy também já venceu o mundial de maratona uma vez, sem contar títulos mundiais no XCO, Olimpíadas, etc. Sauser anunciou a aposentadoria esse ano, mas parece que o coração falou mais alto e o suíço voltará a fazer o que mais gosta, e buscará o título na difícil prova por etapas em solo sul-africano.
Veja também: CIMTB: Bruno Lemes mostra seu talento e vence etapa final
Sauser tentará a inédita sexta vitória na Cape Epic, algo impressionante. Das cinco vitórias do suíço, conquistadas até agora, duas foram ao lado de Kulhavy, em 2013 e 2015. Em 2016, Sauser foi técnico da equipe de MTB da Dinamarca nos Jogos Olímpicos do Rio, e fez parte da comissão que hoje está formando inúmeros talentos nas bases do ciclismo dinamarquês, seja no MTB, estrada ou pista.
Veja também: Mundial de estrada: Didericksen conquista mais um ouro para a Dinamarca
Sauser anunciou a aposentadoria após o mundial de maratona no final de junho, na Itália, no qual ficou com a medalha de prata. Ele assumiu o papel de diretor da Global Sports Marketing and Performance, pela Specialized, e trabalha pelo desenvolvimento de novos talentos para o ciclismo e MTB. A Cape Epic terá alguns dos melhores mountain bikers do mundo, a prova testa até mesmo os especialistas em maratona que precisam enfrentar um percurso duríssimo, técnico e seletivo. Apesar de tudo isso, Sauser e Kulhavy estão habituados e sempre conseguem bons resultados.
Sauser afirmou que estará se preparando até o natal na região de Stellenbosch, na África do Sul, e então retornará à Suíça onde deve fazer treinos de Ski cross country na neve e treinos indoor para se preparar para a Cape Epic, que acontecerá entre os dias 19 e 29 de março de 2017. “Depois dessa será aposentadoria, de verdade!”, afirmou o veterano de 40 anos que apesar dos planos fora das pistas, ainda demonstra vontade e capacidade de competir com os melhores do mundo.