Masculino
O atual campeão mundial, Nino Schurter, confirmou seu favoritismo e venceu, em casa, a 4ª etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike Cross-Country 2016, em Lenzerheide, Suíça. Nino teve um pequeno problema com o clip do pedal na largada, o que o fez perder algumas posições, mas com uma rápida recuperação, ultrapassando vários pilotos, inclusive, o brasileiro Avancini, que no momento estava entre os 15 melhores da prova, Nino mostrou toda sua potência no Start Loop e abrindo a primeira volta já na terceira colocação, logo atrás de Kulhavy e Absalon.
Ele logo encostou em Absalon, que andava a 5 segundos de Kulhavy e, na 2ª volta, atacou o francês, colou em Kulhavy e depois foi embora sozinho, liderando totalmente a etapa e vencendo com o tempo de 1h27m26s. Foi a 20ª vitória de Nino Schurter em etapas da Copa do Mundo.
O francês Julien Absalon, ficou com a segunda colocação. Ele começou muito bem, mas sentiu o ritmo e teve que diminuir, caindo para quinto lugar. No decorrer da corrida, ele aumentou o ritmo, mantendo-se firme e fazendo uma corrida consistente. Na segunda metade da prova ele ultrapassou seus adversários e chegou a 27 segundos de Nino.
Kulhavy impôs um ritmo alucinante nas raízes de Lenzerhide, já no início da prova, tentando fazer Nino e Absalon sofrerem para acompanhá-lo. Ele ditava o ritmo da prova mas, logo após sofrer um ataque de Nino, teve um pneu furado fazendo-o perder algumas posições. Apesar do tempo perdido, Kulhavy, e terminou a prova em 4º lugar.
Replay da prova
UCI Mountain Bike World Cup | UCI Mountain Bike World Cup | Lenzerheide, Switzerland
Resultados da elite masculino
Feminino
Na elite feminina, a jovem sueca Jenny Rissveds mostrou o porquê faturou o título mundial na categoria sub-23 na semana anterior. Logo no início da prova ela impôs um forte ritmo, sendo acompanhada apenas pela experiente canadense Catherine Pendrel.
Faltou sorte para a canadense Emily Batty e para a suíça Kathrin Stirnemann, ambas tiveram os pneus traseiros furados logo no start loop prejudicando suas provas.
Outra favorita, Pauline Ferrand Prevot, também teve problemas, ela acabou sofrendo uma queda nas primeiras descidas e acabou abandonando a prova.
A dinamarquesa campeã mundial da elite, Annika Langvad, mostrou estar muito bem, ela terminou em em segundo lugar e manteve a liderança do ranking. A suíça Jolanda Neff fez uma prova agressiva e, em casa, finalizou em terceiro lugar.
Replay da prova
UCI Mountain Bike World Cup | UCI Mountain Bike World Cup | Lenzerheide, Switzerland
Resultados da elite feminino
Brasileiros
Henrique Avancini andou muito bem, apesar de mais uma vez ter ido muito bem no início e caindo na parte final da prova. Ele terminou a prova na 55ª colocação. Já Raíza Goulão continua constante, ela conquistou um excelente 22º lugar.
Agora os dois voltam para o Brasil para defenderem seus títulos de Campeões Nacionais, em Juiz de Fora (MG) no próximo final de semana.