Acabou o mistério, o novo grupo top de linha da Shimano para bikes de estrada foi revelado, trata-se do Dura Ace R9100.
Com algumas inovações e alterações no design, o grupo vem com a possibilidade de medidor de potência integrado, freios a disco hidráulico e câmbios traseiro e dianteiro com troca de marcha sincronizada.
Medidor de Potência
Talvez a grande inovação da Shimano seja o medidor de potência integrado, ele fica dentro da aranha do pedivela, levou 10 anos de pesquisas e estava sendo testado pela equipe francesa FDJ, da qual o brasileiro Murilo Fischer faz parte.
O pedivela sem o medidor é 15g mais leve que o modelo 2016, além de ser mais rígido. Vem com as opções de 50-34t, 52/36t, 53-39t, 54/42t, e 55/42t, e com o potenciômetro 52/39t, 52/36t, e 50/34t.
Comparativo do Peso entre o grupo 2016 e 2017
O site inglês CylingWeekly conseguiu um comparativo entre os pesos dos grupos atual e do lançamento, entre parenteses está o peso 2016:
STI (mecânico): 365g (363g)
STI (Di2): 230g (237g)
Freio a Disco (mecânico): 505g
Freio a Disco (Di2): 360g
Câmbio Traseiro (mecânico): 158g (160g)
Câmbio Traseiro (Di2): 204g (217g)
Câmbio Dianteiro (mecânico): 69g (67g)
Câmbio Dianteiro (Di2): 104g (114g)
Pedivela: 609-621g (636g)
Ainda não há preço para o grupo, que deve ser lançado com valor acima do grupo 2016, devido às inovações.
Faça um comentário