
Pieter Weening, da equipe pró continental Roompot, venceu a sexta etapa, após participar de uma grande fuga que se dizimou assim que entraram na subida final.
Entre os favoritos, Wilco Kelderman (LottoNl-Jumbo) aproveitou-se de todos os movimentos e assim que Andrew Talansky (Cannondale) partiu para o ataque, a menos de 500 metros para a chegada, ele foi junto e, nos metros finais, teve perna para apertar e terminar na frente dos adversários e assim assumir a camisa amarela. Agora ele é líder com 16 segundos de vantagem para Warren Barguil (Giant-Alpecin) e 19 segundos para Talansky, que agora está em terceiro.
Pierre Latour (AG2R La Mondiale), então líder da prova, perdeu 53 segundos e caiu para sexto na geral, ele chegou no mesmo grupo que um dos principais favoritos pré-prova, o ciclista da Sky, Geraint Thomas.
Veja os melhores resultados de Pieter Weening:
GC Tour de Pologne (’13)
GC Tour of Norway (’16)
2x stage Giro d´Italia (’14, ’11)stage Tour de France (’05)Giro della Toscana (’14)2x stage Giro d’Italia (’15, ’14)2nd GC Tour de Pologne (’05)stage Tour de Pologne (’05)
Como a etapa se desenvolveu
A chuva caiu durante toda a sexta etapa do Tour da Suisse, mas não atrapalhou os atletas que tiveram uma dura etapa pela frente. Eram duas subidas, uma fora de categoria e outra, no final, de categoria 1. Com 18 km de prova a fuga se formou: Gregory Rast (Trek-Segafredo), Philipe Gilbert (BMC), Kristijan Koren (Cannondale), Pim Ligthart, Tosh Van der Sande (Lotto Soudal), Iljo Keisse, Maximiliano Richeze (Etixx-QuickStep), Kévin Reza (FDJ), Martin Elmiger (IAM), Jasha Sütterlin (Movistar), Maciej Patkersi (CCC), Nico Brüngger (Roth), Pietr Weening e Antwan Tolhoek (Roompot) e Jordi Simon (Verva Active-Pro Jet). Logo a fuga abriu mais de 5 min.
Enquanto subia a passagem de Klausen a diferença aumentou para 6 minutos. Tolhoek (líder de montanha) somou mais pontos ao passar na liderança a primeira subida. Gilbert e Van der Sande atacaram na descida, mas no vale, entre as duas subidas, eles acabaram sendo alcançados pela maioria dos seus antigos companheiros. A diferença para o pelotão já era de mais de 8 min.
Uma das emoções do dia se deu por conta de Gorka Izagirre (Movistar) que tentou um ataque solo inesperado na descida da primeira montanha, ainda com 25 km para o final. Izaguirre se encontrava a 27 segundos do então líder da prova, Latour, e, após concluir a fuga, teve ajuda de seu companheiro de equipe, Jasha Sütterlin, que estava na fuga e o aguardou. Em seguida, Izaguirre foi de roda e chegou na base da última subida do dia a dois minutos do grupo líder que vinha andando muito rápido tentando diminuir a diferença.
Pieter Weening, que estava na fuga que liderava a prova, atacou no inicio da ultima subida e abriu, a vantagem para o pelotão era de mais de 5 min e para Izaguirre 3 min, ele conseguiu manter e vencer sem maiores problemas.
A estratégia de Izaguirre e da Movistar acabou não dando certo, nos quilometros finais da escalada a Cannondale assumiu a perseguição e diminuiu a diferença. Faltando 1 km para o fim ele foi alcançado pelo grupo dos favoritos e não teve como seguir junto.
Van Garderen, Latour e Geraint Thomas não aguentaram o ritmo e cortaram do grupo principal.
No quilometro final Kelderman mostrou que era o mais forte e fez o quinto lugar, assumindo assim a liderança. No final da subida apenas Barguil e Talansky foram capazes de tentar ir junto, mas o holandês acabou colocando tempo em todos os adversários.
Veja os últimos 13 Km da etapa:
https://www.youtube.com/watch?v=wpfaaa29clM
Veja fotos da etapa:
Fotos: Sirotti
Resultados
Etapa
1. | ![]() | WEENING Pieter Roompot – Oranje Peloton | 04:33:47 |
2. | ![]() | RICHEZE Ariel Maximiliano Etixx – Quick Step | 2:37 |
3. | ![]() | PATERSKI Maciej CCC Sprandi Polkowice | 3:57 |
4. | ![]() | KOREN Kristijan Cannondale Pro Cycling Team | 4:13 |
5. | ![]() | KELDERMAN Wilco Team LottoNL – Jumbo | 4:31 |
6. | ![]() | TALANSKY Andrew Cannondale Pro Cycling Team | – |
7. | ![]() | BARGUIL Warren Team Giant – Alpecin | – |
8. | ![]() | IZAGIRRE Ion Movistar Team | 4:35 |
9. | ![]() | LóPEZ Miguel Ángel Astana Pro Team | 4:36 |
10. | ![]() | PILAK Simon Team Katusha | 4:39 |
11. | ![]() | DOMBROWSKI Joe Cannondale Pro Cycling Team | 4:42 |
12. | ![]() | SIMóN CASULLERAS Jordi VERVA ActiveJet Pro Cycling Team | 4:57 |
13. | ![]() | PANTANO GOMEZ Jarlinson IAM Cycling | 5:00 |
14. | ![]() | IZAGIRRE Gorka Movistar Team | 5:03 |
15. | ![]() | LATOUR Pierre AG2R La Mondiale | 5:22 |
16. | ![]() | THOMAS Geraint Team Sky | – |
17. | ![]() | BENOOT Tiesj Lotto Soudal | 5:28 |
18. | ![]() | COSTA Rui Lampre – Merida | 5:30 |
19. | ![]() | CHERNETCKII Sergei Team Katusha | 5:32 |
20. | ![]() | BRüNGGER Nico Team Roth | 5:44 |
Geral
1. | ![]() | KELDERMAN Wilco Team LottoNL – Jumbo | 22:43:12 |
2. | ![]() | BARGUIL Warren Team Giant – Alpecin | 0:16 |
3. | ![]() | TALANSKY Andrew Cannondale Pro Cycling Team | 0:19 |
4. | ![]() | IZAGIRRE Ion Movistar Team | 0:34 |
5. | ![]() | LóPEZ Miguel Ángel Astana Pro Team | 0:39 |
6. | ![]() | LATOUR Pierre AG2R La Mondiale | 0:51 |
7. | ![]() | PILAK Simon Team Katusha | 0:52 |
8. | ![]() | THOMAS Geraint Team Sky | 0:56 |
9. | ![]() | IZAGIRRE Gorka Movistar Team | 0:59 |
10. | ![]() | PANTANO GOMEZ Jarlinson IAM Cycling | 1:03 |
11. | ![]() | COSTA Rui Lampre – Merida | 1:34 |
12. | ![]() | CHERNETCKII Sergei Team Katusha | 2:07 |
13. | ![]() | VAN GARDEREN Tejay BMC Racing Team | 2:09 |
14. | ![]() | DE LA PARTE GONZALEZ Víctor CCC Sprandi Polkowice | 5:01 |
15. | ![]() | ATAPUMA HURTADO John Darwin BMC Racing Team | 5:06 |
16. | ![]() | CIEśLIK Paweł VERVA ActiveJet Pro Cycling Team | 5:24 |
17. | ![]() | BENOOT Tiesj Lotto Soudal | 5:34 |
18. | ![]() | VAKOC Petr Etixx – Quick Step | 5:42 |
19. | ![]() | GROSSCHARTNER Felix CCC Sprandi Polkowice | 5:57 |
Faça um comentário