Mas com Chris Froome, Nairo Quintana e tantos outros excelente escaladores que estarão na dificílima prova de estrada parece que ele pode surgir, também, em outra modalidade para tentar uma medalha.
Foi confirmado hoje que a Federação de Ciclismo Eslovaca (SZC) enviou um pedido para a UCI para que Sagan possa ser incluído em uma das vagas não utilizadas e que serão distribuídas para outros países pela UCI e assim ele poderia competir na prova de mountain bike cross-country no Rio.
Segundo Jan Žilovec, presidente da comissão de cross-country de MTB da SZC o país possui uma vaga para a prova de MTB, no Rio, que será ocupada por Michal Lami ou Martin Haring (os dois ciclistas da modalidade no país com pontos para participação), porém eles enviaram um pedido, especificamente, para inclusão de Peter Sagan na prova. No entanto, isso depende dos termos da UCI, continuou ele. “O próprio Peter disse que ele não estava se sentindo confiante para a prova de estrada, então ele poderia correr o cross-country.”
Uma das maiores estrelas do ciclismo mundial, Sagan, no início da carreira, foi campeão mundial júnior e campeão europeu em 2008 de MTB XCO. Também foi medalhista de prata no mundial júnior de cyclocross em 2008.
No início desta temporada, como foi mostrado pela Digital Cycling ele fez provas de MTB durante uma pausa nas provas de estrada. Ele participou de corridas na Áustria e na República Checa. Depois de abandonar a primeira corrida que ele fazia depois de sete anos ausente na modalidade, Sagan terminou em quarto na respeitável prova Checa “MTB race of Teplice”.
Perguntado no Tour da Califórnia, prova que participava até domingo passado e na qual conquistou a camisa verde de pontos, quando seria sua próxima prova de MTB, Sagan respondeu simplesmente: “Eu não sei.”
Agora resta-nos torcer e aguardar que em agosto, no Rio, ele esteja presente não só na estrada, mas, principalmente, no MTB XCO. Seria demais, não?