Sol e um belo céu azul contemplaram o público na segunda etapa da copa do mundo de MTB XCO em Albstadt, Alemanha. Foi uma mudança de clima bem-vinda visto o tempo frio e úmido que os pilotos tiveram que enfrentar nos treinos no começo da semana.
Fisicamente, uma das pistas mais duras no ano, com subidas muito longas e descidas técnicas e rápidas não dando chance para os atletas se recuperarem.
Prova Masculina
A prova começou tranquila, até metade da segunda volta, onde em um “high-line” (um local com duas opções de passagem), Absalon escolheu o caminho oposto aos que todos a sua frente seguiam e conseguiu ultrapassá-los e na junção da pista estava em primeiro. Percebendo isso atacou e praticamente picotou o pelotão que vinha um tanto compactado. Somente Nino Schurter conseguiu ir junto e daí para frente foi uma batalha épica entre os dois. Nino e Absalon foram revezando durante a prova toda e conseguiram abrir um bom tempo para os demais.
Atrás vinha um grupeto de 5 atletas (Maxime Marotte, Juroslav Kulhavy, Lars Forster e Fabian Giger) tentando tirar tempo para encostar nos dois atletas da frente. Giger não teve muita sorte e em umas das descidas caiu e teve o pneu dianteiro furado, perdendo algumas posições.
Henrique Avancini
O brasileiro Henrique Avancini andou muito bem e até metade da prova conseguiu manter-se entre os 25 primeiros colocados, ele, até esse momento, andava junto com seus companheiros de equipe Manuel Fumic e Marco Fontana. Mas, no decorrer da prova, Avancini acabou caindo de rendimento e terminou a prova em 38º lugar. Manuel Fumic e Marco Fontana terminaram em 20º e 26º respectivamente.
Última Volta
Essa deve ser contada à parte, pois foi tão extraordinária que não da para contar com poucas palavras.
Logo após passar pela linha de chegada e iniciar a última volta, Nino começou a subir, a primeira subida do circuito, de forma muito agressiva, tentando deixar Absalon para trás, porém o francês está em excelente forma física e não desgrudou um segundo se quer da roda de Nino. Após vários ataques, Nino tomou um contra-ataque, em uma subida, e Absalon passou a descer na frente. Parece que o francês fez um intensivo de técnica, está descendo absurdamente bem, assim como Nino, que por sua vez, também não desgrudou da sua roda e a chegada foi para a decisão nos metros finais.
O que aconteceu aqui foi ÉPICO! Absalon vinha na frente impondo um ritmo insano, em um trecho de grama escorregadia e cheio de curvas. A linha de chegada ficava há uns 50 metros após uma curva acentuada para a esquerda, o francês fez essa curva na frente de Nino e assim que apontou na reta levantou e começou um sprint frenético. Nino também saiu muito bem da curva e quase tocou sua roda traseira na placa de publicidade tamanha a força que vinha fazendo. Em um instante ele colou no francês, tirou de lado e conseguiu ultrapassar Absalon nos metros finais, em um fantástico sprint dos dois. O público local foi à loucura ao ver uma chegada incrível onde os dois adversários disputaram cada centímetro até a linha final, chegando praticamente juntos.
No bloco de trás, Maxime Marote garantiu o 3º lugar após deixar Kulhavy para trás, terminando em 4º. A revelação do dia foi para Lars Froster, de apenas 22 anos, que veio brigando com os grandes durante boa parte da prova e conseguindo chegar na 5ª colocação.
Faça um comentário