Il Lombardia: a clássica-monumento dos escaladores

As grandes clássicas são um capítulo à parte no mundo do ciclismo. Cada uma tem sua história e tradição. Vencer uma destas provas memoráveis é como fazer parte de sua história, e, assim, o atleta reescreve a sua própria existência, consagrando-se!

No dia 12 de outubro, o calendário terá sua última clássica monumental da temporada, e ainda assim considerada a mais bela (nota: as grandes clássicas, também chamadas de monumentos do ciclismo, são cinco: Milan-San Remo, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège, Giro di Lombardia e o Tour de Flanders.

Image result for il lombardia
O francês Thibaut Pinot (FDJ) venceu em 2018 com um forte ataque na serra (Getty).

O pelotão que participa do Giro di Lombardia é primordialmente composto por escaladores e especialistas em voltas, sendo uma prova extremamente dura e com clima, na maioria das vezes, instável. Ano passado o francês Thibaut Pinot (FDJ) venceu com um forte ataque na serra e chegou escapado. É bom ficar de olho em Vincenzo Nibali que é capaz de fazer descidas insanas até a chegada e assim conseguiu duas vitórias na prova, em 2015 e 2017.

Image result for il lombardia
Vincenzo Nibali é um dos ciclistas mais perigosos na Lombardia, vencendo a prova em 2015 e 2017 escapado. Nesta foto ele comemorou sua chegada em 2017 (Getty).

Este ano a prova não será diferente, com a presença de grandes estrelas, da paisagem deslumbrante deste região da Itália e com um circuito seletivo, tende a ser uma prova emocionante. Com 240km de serras na região da Lombardia, passando pelo belíssimo Lago Como (que é muito visitado por turistas de todo o mundo), a prova é tradicional e charmosa.

Entre os sul-americanos, a única vitória em um monumento na história veio com Esteban Chaves em 2016, quando ele venceu a Il Lombardia e entrou para a história. Veja aqui como foi!

Veja algumas fotos históricas:

Veja como foi o Giro di Lombardia em 2018:

Veja como foi o Giro di Lombardia em 2017:

Veja como foi o Giro di Lombardia em 2016:

Veja como foi o Giro di Lombardia em 2015:

A espetacular descida de Vincenzo Nibali: