Mais uma etapa monstruosa neste #Giro101, e pela última vez nesta edição de 2018, os ciclistas enfrentaram as montanhas dos Alpes e brigaram pela Maglia Rosa, que continuou firme nos ombros de Chris Froome (Sky).
A etapa terminou na dura serra de Cervinia, na divisa entre a Itália e a Suíça, onde Tom Dumoulin (Sunweb) atacou várias vezes Froome, mas não teve condições de arriscar a liderança do britânico. Dumoulin realmente lutou até os últimos metros e terminou a etapa arrasado, perdendo o Giro por apenas 40 segundos!
Veja também:
Domingo tem Copa do Mundo em Nove Mesto – Avancini vai para o combate!
Giro d’Itália: Em etapa histórica, Froome ataca a 80 km do final e assume a Maglia Rosa
A vitória de etapa ficou com o basco Mikel Nieve (Mitchelton-Scott), que mostrou mais uma vez, por que é um dos melhores escaladores do mundo, além de resgatar o orgulho dentro da equipe Scott que saiu muito abalada da etapa de ontem, na qual Simon Yates desabou na classificação geral. Em segundo chegou o grande escalador holandês Robert Gesink (LottoNL-Jumbo), e em terceiro uma das revelações desta temporada, o austríaco Felix Grossschartner (Bora-Hansgrohe). Todos chegaram de uma grande fuga que se iniciou no começo da etapa e chegou a ter quase 10 minutos de vantagem sobre o pelotão do Maglia Rosa.
Nota: Nieve venceu, em 2011, uma das etapas mais duras da história do ciclismo, após 7h27 minutos de montanhas e debaixo de chuva, com chegada no mítico Val di Fassa. Hoje ele escreveu novamente seu nome entre os grandes deste esporte!
E por falar em caras desabando na classificação geral, hoje foi o dia do francês Thibaut Pinot (FDJ) ter um dia ruim, ele perdeu mais de 30 minutos e saiu fora do top10, sendo um dos atletas mais constantes desse Giro, todos ficaram impressionados com o desfecho destas etapas finais nos Alpes.
O fato é que nesta última semana, poucos ainda tinham forças para atacar e, pior, o corpo já não recupera como no começo da competição, fazendo com que os esforços de um dia sejam acumulados com os do dia seguinte. O que se viu foi grandes atletas, como Yates, Pozzovivo e Pinot, sofrendo muito nestas etapas finais e dando adeus à vitória geral.
Entre os ciclistas sul-americanos, a boa notícia foi a belíssima briga entre o equatoriano Richard Carapaz (Movistar) e o colombiano Miguel Angel “Superman” Lopez (Astana), que disputaram até os últimos metros a camisa branca de jovem talento. Lopez terminou a etapa 47 segundos à frente de Carapaz e ambos mostraram como o ciclismo latino anda forte, principalmente na alta montanha! Os dois ciclistas ainda devem trazer grandes alegrias para a nação ciclística da América Latina!
Agora, apenas uma etapa plana e relativamente tranquila, separa Froome de seu primeiro título no Giro d’Itália. Ele fez a histórica marca de vencer Tour, Vuelta e Giro de forma seguida e de formas incontestáveis! Muitos ainda não acreditaram no que ele fez na etapa de ontem, foi algo, realmente, surreal!
Vídeos da etapa:
🇪🇸@NieveMikel of 🇦🇺@MitcheltonSCOTT wins stage 20 of 🇮🇹@giroditalia #giro #Giro101 #giroditalia #giroditalia2018 (📺@flobikes) pic.twitter.com/hZA1OQY8QW
— World Cycling Stats (@wcstats) 26 de maio de 2018
Interview of @SupermanlopezN for @Eurosport #Giro101 #AstanaProTeam pic.twitter.com/zyhoZPopTd
— Astana Pro Team (@AstanaTeam) 26 de maio de 2018