O britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott) mostrou o porquê dele ser o líder do Giro d’Itália 2018. Ele venceu a etapa com autoridade e ampliou a liderança da competição, batendo o campeão do mundo de contra-relógio Tom Dumoulin (Sunweb) e em terceiro chegou o italiano Davide Formolo (Bora-Hansgrohe).
A chegada era numa curta e dura subida na cidade de Osimo, onde o britânico Simon Yates fez uma grande demonstração de força, colocando tempo, novamente, em todos os seus rivais.
Veja os 5 quilômetros finais:
Entre os maiores prejudicados da etapa estão Chris Froome (Sky), Fabio Aru (UAE) e Miguel Angel Lopez (Astana), que, com essas e outras, dão adeus à disputa do título do Giro 101.
Veja também:
Ao contrário da etapa de ontem, hoje tivemos uma etapa mais “calma”, com uma fuga de menores proporções, mas com bons atletas, como LL Sanchez (Astana) e Alessandro De Marchi (BMC), especialistas na arte das fugas. Eles não chegaram a abrir uma diferença que amedrontasse o pelotão, que era encabeçado por equipes que tinham interesse nessa chegada para puncheurs, como a LottoNL-Jumbo, a Scott e a Lotto-FixAll.
Giro d’Itália: Yates e Chaves fazem dobradinha sobrenatural!
Perguntado sobre a estratégia de sua equipe, Simon Yates disse que eles não queriam pegar a ponta do pelotão nos quilômetros finais da etapa de hoje, pois consideravam que outras equipes tinham, em teoria, atletas mais habilitados para vencer esta chegada, como Wellens e Battaglin. Mas, o que se viu foi que ninguém foi páreo para o pequeno-grande escalador da equipe australiana. Yates está com tudo!
Amanhã, para alegria dos velocistas, teremos uma nova etapa com chegada em sprint, plana como uma mesa de bilhar e que termina no charmoso circuito de Imola. Atletas como Elia Viviani e Sam Bennett devem entrar novamente em ação, e os monstros da geral devem apenas ficar protegidos por suas equipes e começar a reservar energias para a brutal etapa de sábado no Zoncolan!
Vídeos da etapa:
Último quilômetro:
Entrevista com Simon Yates:
Entrevista com Pinot: